8 de fevereiro de 2011

Quer melhorar?

Uma vez alguém me emprestou o livro A Profecia Celestina, achei uma bosta inicialmente, mas conforme fui lendo aprendi várias coisas, dentre elas que podemos encaixar cada pessoa num estilo de "padrão energético".O Livro dá 4 classificações: distante, interrogador, dominador (ou algo assim) e coitadinho de mim.
Isso que me refiro, ao qual chamei padrão energético, são os nomes dados aos nossos comportamentos e motivo pelo qual nos aproximamos de determinados tipos de pessoas, na verdade é modo como "roubamos energia".

Distante
As pessoas que se encaixam em distante, são as pessoas mais reservadas. Estas "roubam energia" quando optam pelo silêncio e mistério. Ora se não dizem nada é claro que alguém pergunta, logo o distante se "alimenta" do interrogador.

Interrogador
São os que perguntam (dã), aqueles que achamos curiosos demais e até mesmo metidos. Está diretamente ligado ao distante, pois para se "nutrir de energia" precisa ficar interrogando alguém e como já vimos quem dá essa brecha são os distantes, ou seja, interrogador vai sempre perguntar e distante sempre se esquivar.

Dominador
Sabe aqueles playboys valentões? É aqui que eles se encaixam. Os dominadores precisam "botar medo", eles necessitam mostrar agressão (de certa forma) seja ela somente verbalizada ou não. Este rouba energia do "coitadinho de mim".

Coitadinho de mim
Conhecidos pela atitude emo na sociedade atual. São aqueles que pensam que a vida é totalmente injusta com eles ("ninguém me ama"), que se lamentam a todo momento e nada fazem para melhorar. Ele depende do dominador, porque seu jeito de roubar energia é ficando com mais pena dele mesmo. O Dominador e o "coitadinho de mim" estão diretamente ligados, pois como no caso anterior, um depende do outro.

Todo esse trabalho de vasculhar minha memória para lembrar disso, foi só para abrir os olhos da quantidade de pessoas que assim vivem. O correto é não nos encaixarmos em nenhum dos grupos e sim achar um equilíbrio.

Eu fico impressionada com a quantidade de "coitadinho de mim" que eu conheço. Eu tento ajudar de várias formas e sempre acabo me sentindo "sugada", acabei lembrando disso e postei aqui. É claro que eu ainda estou presa ao meu modo de tirar energia (que é o distante), mas estou consciente e quero melhorar, então ao menos se deem conta de que ao sermos menos egoístas podemos ter uma convivência bem melhor.

Admiro pessoas determinadas e que superam seus limites, não admiro pessoas que cometem os mesmo erros repetidamente e fingem não entender o motivo. A vida é um aprendizado constante, cresçam!



Obs.: como todos já sabem, minha memória não é tão boa, então se você já sabia disso e viu algum erro meu, por favor me corrija.

Um comentário:

João disse...

Acho que eu me encaixo mais no interrogador. Mas seinão, acho que até que sou equilibrado nesses 4 aspectos.

Determinação, é, eu sei que eu preciso disso. o/
Até que estou conseguindo. XD

bjão,