15 de janeiro de 2011

Sorte ou destino?

Eu tinha planejado ir a Porto Alegre em janeiro, mas não tinha dinheiro, precisava de um emprego. Consegui um trabalho durante as férias, logo teria o dinheiro necessário para fazer a viagem, no entanto não teria o tempo necessário. A primeira vez em que o "acaso" aconteceu foi quando recebi a notícia de que ganharíamos 3 dias de folga (meu primeiro dia foi numa sexta, então teria folga até quarta). Aproveitei e fui.
"Não vai perder o ônibus na volta!"- disse minha Mãe.
Na quarta-feira, em POA, fui almoçar com umas amigas e mais tarde encontrei um amigo. O ônibus para minha cidade era ás 18:30 e era o último. Me despedi do amigo às 16:45, precisava pegar um ônibus urbano pra chegar no apartamento do meu Tio, pegar minha mala e ir pra rodoviária. Eu estava acostumada a ir por uma avenida (Bento), mas por ironia só chegavam os da Ipiranga. Lembrei do que minha Tia disse: qualquer coisa pega o Pinheiro.
Embarquei no Pinheiro, que ia pela Ipiranga, pensando que ele passaria pelo Carrefour (meu ponto de referência). Conforme passava pelos lugares reconhecia, então estava tranquila, até que não reconheci mais onde estava.
"Esse ônibus passa pelo Carrefour?"
"Não."
Puta Merda - pensei.
Minha sorte é que ele entrou na Bento e eu percebi que estava perto da UFRGS, desci. Olhei pro relógio... 17:30. Putz!
Esperei 15 min até conseguir embarcar num correto. Eu não sabia qual era a parada antes da que eu deveria descer, como sou orgulhosa não quis perguntar ao cobrador. Pensei: quando passarmos pela a parada que tenho que descer, reconhecerei, então desembarco no maldito Carrefour!
Depois de desembarcar e caminhar uma quadra cheguei ao meu destino. Entrei no apartamento 18:00.
"Pode esquecer Tefinha, até que chegue na rodoviária será tarde demais"- disse a minha Tia.
"Puta merda! A mãe vai me matar..."
Quando nos falamos ao telefone ela realmente quis me matar.
"Você é uma irresponsável! Estou decepcionada! Tu liga pra tua chefe pra falar da sua irresponsabilidade e não me ligue novamente!"
Quando fui ligar pra minha chefe, descobri que não tinha o número dela. Minha mãe não me atendeu, mas dei um jeito de conseguir o número e liguei.
"Carla, eu perdi o ônibus... vou amanhã no primeiro, mas não cheg..."
"Ah, eu ia te ligar agora! As coisas atrasaram aqui, então vocês terão mais um dia  de folga."
Ri  muito com meu primo que estava escutando tudo, pois o recente drama deu uma grande reviravolta.
Como ele estava envolvido com as provas da UFRGS não tivemos tempo pra fazermos o que queríamos, ganhando mais um dia folga, além de me salvar de queimar o segundo dia, poderíamos assistir a tão esperada mini-série Tess of the d'Urburvilles.
Não sei se algo assim pode acontecer novamente, mas foi bem interessante, pois recebi uma lição sobre tempo e sobre os dois tipos de ônibus com o mesmo nome, minha mãe aprendeu que a fissura numa ideia leva a realização e assisti Tess com meu primo.
Tudo esquematizado, quem sabe?

2 comentários:

piece disse...

Eu diria que o Destino lhe aplicou uma peça pra que pudesse ter uma lição sobre isso, assim na proxima vez vc irá se despedir mais cedo pegará o onibus certo saberá que tem dois onibus com o mesmo nome e tbm não terá o orgulho de deixar de pergunta..^^
A sorte foi apenas usada pelo Destino pra que tudo fosse da maneira que deveria ser...^^

João disse...

Cara, eu voto na sorte.
E dá-lhe sorte.
Que legal que deu tudo certo.
Ah, gostou da mini-série?